sexta-feira, 24 de junho de 2011

Falando Sério: 20 Dicas de Sustentabilidade na Cozinha

O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Parece óbvio, mas não é. Parece clichê, mas é menos ainda. Falar em desenvolvimento sustentável já não é mais modismo de alguns grupos sociais. Pra nós, interessados em Gastronomia e Nutrição, a sustentabilidade está cada vez mais importante, pra não dizer imprescindível quando se fala de cozinha.

Uma cozinha industrial ou de restaurante então, se não for consciente, pode causar danos enormes ao meio ambiente e à sociedade. E tal consciência não é mais cara, como muitos imaginam. A longo prazo, além de trazer beneficios à você e à toda a comunidade, ela traz beneficios enormes ao seu bolso. Nem mesmo, é impossível de ser colocada em prática. Com planejamento, jeitinho e boa vontade, tudo é possivel - ainda mais se formos educados sobre a importância destas pequenas mudanças, que com o tempo tornam-se rotina para todos os envolvidos.

Chefs e economistas do mundo inteiro falam cada vez mais da importância da sustentabilidade na cozinha e os estabelecimentos que as praticam tornam-se cada vez mais respeitados - e eu trago abaixo, algumas dicas de como colocar isto em prática. Vale pra sua casa, restaurante ou estabelecimento em geral. Envie e espalhe essas dicas aos amigos e no trabalho - é mais uma medida de sustentabilidade que você estará fazendo!

E aquele papo de que a sua atitude não faz diferença frente a 6 bilhões de pessoas não cola mais pra ninguém. Eu já fui chamada de 'brega' por não jogar lixo no chão e que estaria tirando o trabalho dos lixeiros com a minha ação. (??????) Vamos combinar né, chega a ser vergonhoso ter que ouvir isso, papo de gente completamente alienada. Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conheça. Ter uma ação consciente quanto aos nossos hábitos de consumo é a melhor (e talvez única) maneira de mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça sua parte e ajude a construir um futuro melhor.

Beijos e saudações sustentáveis à todos!

Aí vão as dicas:

1. Procure cozinhar com fogo baixo. Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é desperdiçar gás e queimar toda a sua comida. Sempre que possivel, tampe suas panelas enquanto cozinha, assim você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

2. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados). Retire os aparelhos do modo “stand by” quando não estiver usando.

3. Evite o abre-fecha da geladeira. Use uma garrafa térmica com água gelada. Compre garrafas térmicas de 2 ou 5 litros, abasteça-a de água bem gelada e cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite.

4. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu preparo precisar de uma cebola, uma cenoura, etc.

5. Mude sua geladeira ou freezer de lugar. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes.

6. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia.

7. Máquina de lavar louça é pra usar e não para enfeitar a cozinha. A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar na pia, gastará pelo menos 100 litros.

8. No entanto, use a máquina de lavar louça só quando estiverem cheias. Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

9. Nunca é demais lembrar: recicle. Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

10. Utilize uma sacola para as compras. Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. Se não tiveres sua propria, escolha a opção da sacola de papel, que pode ser reciclada - os mercados mais conscientes ja oferecem isso.

11. Diminua a quantidade de lixo orgânico, armazenando adequadamente e reutilizando os alimentos de maneira criativa para a família não perceber de você está usando a comida de ontem de uma forma diferente. Seja criativo!

12. Use menos água quente. Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

13. Aproveite os alimentos por inteiro, os miúdos e sobras de vegetais, servem para o preparo de um bom caldo base para sopas e risotos. Isso é respeito ao meio ambiente, a todo o trabalho dos produtores e a vida em geral daqueles alimentos.

14. Compre produtos da sua região. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva a agricultura local e o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

15. Compre alimentos frescos ao invés de congelados. Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale à pena.

16. Compre orgânicos. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros, pois, a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo. Além disso, os orgânicos são bem mais saborosos!

17. Frequente restaurantes naturais/orgânicos - com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente. Incentive quem pratica o bem!

18. Seja consciente com o óleo de cozinha. Não jogue na pia nem nos ralos, porque você estará poluindo milhões de litros de água. Coloque em uma garrafa plástica e encaminhe aos locais de coleta. Se você tem um restaurante, por exemplo, separe um container somente para os óleos e combine com o sistema de reciclagem da sua cidade para buscá-lo.

19. Conheça seus fornecedores. Visite periodicamente suas produções, mantenha um bom relacionamento com eles e incentive-os as boas práticas.

20. Converse com os seus amigos e família sobre o assunto. Como eu disse acima, essas dicas de sustentabilidade não são óbvias para todo mundo. Eduque!


Fonte: http://tutugalvaobueno.blogspot.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário