quinta-feira, 23 de junho de 2011

Barulho pode afetar sabor de comida de avião, diz estudo

Gente, eu achei essa pesquisa abaixo extremamente interessante, porque assim como se aplica aos aviões, se aplica para tudo. Ninguém gosta de comer com barulho alto e ao mesmo tempo eu, por exemplo, odeio comer com silêncio total - só nunca imaginei que esse fato realmente afetasse o gosto do alimento. Se pararmos pra pensar, no entanto, tem total coerência, visto que os sentidos se conectam pro desfecho da experiência como um todo. Coisa boa ir num restaurante e ter aquela música agradável ao fundo, parece mesmo que até a comida fica melhor, né? Pois é, pelo visto teve gente comprovando isso!

Beijocas e bom Feriado à todos!


" Uma pesquisa conduzida por cientistas holandeses e ingleses pode dar pistas sobre os motivos que fazem com que alimentos servidos durante voos comerciais sejam considerados sem gosto. Segundo os cientistas, o barulho do ambiente pode interferir na percepção que as pessoas têm do sabor e da textura dos alimentos.

Para o estudo, publicado na revista científica "Food Quality and Preference", pessoas vendadas avaliaram os sabores doces e salgados e o aspecto crocante de pratos com e sem barulho ao fundo. Elas também disseram o quanto gostaram ou não dos alimentos nas duas situações. Os pesquisadores acreditam que os resultados do estudo podem ajudar a explicar o que leva a comida de avião a não ser apreciada por grande parte dos passageiros. “Existe uma opinião geral de que comidas de avião não são ‘fantásticas’”, disse Andy Woods, um pesquisador dos laboratórios da Unilever e da Universidade de Manchester. Woods afirmou que a pesquisa sobre a relação entre barulho e sabor foi a primeira no assunto e foi motivada pelo palpite sobre a comida servida nos voos.

“Tenho certeza que as companhias aéreas fazem o seu melhor – e por causa disso, começamos a nos perguntar se há outras razões pelas quais a comida não é tão boa. Uma das hipóteses foi a de que o barulho do avião tinha algum impacto”, disse à BBC. “A Nasa dá a seus astronautas alimentos com gosto muito forte, porque, por alguma razão, eles não conseguem sentir o gosto. Isso também pode ser por causa do barulho”.

Mais crocante
Os 48 participantes do estudo comeram biscoitos doces e salgados enquanto escutavam barulho por fones de ouvido e em momentos silenciosos. Enquanto isso, eles marcaram a intensidade dos sabores e o gosto dos alimentos em uma escala. O barulho usado na pesquisa foi o som branco, ruído que combina sons de todas as frequências. Quando o barulho era alto, a intensidade dos gostos doce e salgado descritas pelos indivíduos foram menores do que na ausência de som.

No entanto, o som alto aumentou a sensação de "crocância" dos alimentos, que é transmitida por canais auditivos. “Se o barulho de fundo é alto, nossa atenção pode se desviar da comida”, explicou o pesquisador Andy Woods. O estudo também sugere que a satisfação com a comida está relacionada com o quanto as pessoas gostam do que estão ouvindo. Os pesquisadores devem realizar novos experimentos sobre o assunto."

Fonte: BBC Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101014_comida_aviao_cc.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário