sábado, 23 de abril de 2011

Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo. Ponto de Interrogação.

Foi divulgado neste ultimo dia 18, em um big evento em Londres, os 50 melhores restaurantes do mundo de acordo com o Premio St.Pellegrino da revista inglesa 'Restaurant'. O restaurante Noma, na Dinamarca, ganhou o primeiro lugar da lista pelo segundo ano consecutivo. A Franca foi citada 8 vezes e e' o pais que mais conquistou titulos no premio de 2011. O Brasil aparece tambem na lista, no setimo lugar, com o Chef Alex Atala, de D.O.M em Sao Paulo, que pelo sexto ano consecutivo se faz presente, mas este ano, excepcionalmente, subindo 11 posicoes. Que esta rolando um monte de pompa quanto a este premio, a gente ja sabe, mas sera' que ele faz de verdade o que tenta fazer?

Li um critica bem legal sobre a 'lista' e queria repassar a voces. E' de Bruno Agostin, da sessao Enoteca, de 'O Globo', e nos da uma perspectiva mais ampla sobre o assunto. Ai vai:


"Eu não gosto muito de listas, mas entendo que elas servem de boa referência. Também não gosto de pontuar vinhos, mas penso que essas notas talvez sirvam para ajudar o público.
Poucas vezes vi uma eleição tão distorcida causar tamanho impacto. A tal lista de 50 melhores restaurantes do mundo, da revista Restaurant, é uma piada. Por anos a fio, eternizou o Ferran Adriá como o maior cozinheiro do mundo, quando sabemos que não é. Sou mil vezes o estilo Ducasse, só para ficar num único chef. No ano passado resolveram inventar o Noma, que seria, para a revista, o melhor do mundo. Mas isso por acaso é uma piada? Talvez seja o melhor da Dinamarca, não sei. Mas do mundo, tenho absoluta certeza de que não é. Não pode ser. Sequer é o melhor da Europa. E não é preciso ir até a Dinamarca para saber. Que o cara faz um lindo trabalho, em uma cozinha purista, baseada em ingredientes frescos, que é a mais pura vanguarda na gastronomia atual, isso sim. Mas "melhor do mundo", para mim, significa outra coisa. Imagino que só no Japão deva haver pelo menos dez restaurantes melhores. Some aí mais uns outros dez na França, outros tantos na Itália e na Espanha, já percebemos que o Noma talvez seja o 50º melhor restaurante do mundo, o que não é pouca coisa, convenhamos.
Assim como é muito estranha a colocação sempre ótima do britânico Fat Duck (pelo amor de Deus!!! Uma das melhores crônicas gastronômicas da história foi escrita por Rogério Fasano, sobre o Fat Duck: ele demoliu o restaurante, que é queridinho dos... ummmm... foodies. Cruzes. Dá até medo dos pratos, pelas suas descrições).
Também é espantoso o DOM ser eleito o sétimo melhor do mundo. Em primeiro lugar, que fique claro: sou fã do Atala, o cara é fera, e faz um trabalho de pesquisa incrível, e o país deve a ele, em grande parte, o bom momento que vivemos hoje. Ele é o cara. Além de tudo, é simpático, trabalhador, um cara que valoriza o trabalho dos colegas, que não se acha, que tem humildade e muito talento, pesquisador incansável. E eu, como brasileiro, tenho que reconhecer que fico feliz e orgulhoso com a eleição. Mas o próprio Alex Atala se espanta com a sua colocação, como quem sabe que esse lugar não é dele. Acho que não é sequer o melhor restaurante de São Paulo (eu, pessoalmente, tive experiências melhores no Fasano e no Kinoshita, e olha que ainda não conheço o Sakamoto). Certamente, do Brasil não é.
Mas, enfim... isso é só a minha opinião, que certamente também é distorcida. Porque não há uma verdade absoluta. Mas, como já disse, o Noma não é o melhor restaurante do mundo, e nem o DOM é o melhor do Brasil. Essas, sim, são duas verdades absolutas. E essa lista é uma piada.
Há resultados aceitáveis, como o El Celler de Can Roca, o Mugaritz e o Arzak, na Espanha, a ascenção do Alinea, de Chicago, e até a colocação do Per Se. Ei, espera aí: então quer dizer que o DOM é melhor do que o Per Se? (Dos dez, são os dois únicos que já fui). Mas está a nos-luz, a anos-luz. Cadê o Pierre Troisgros, por exemplo?

Também fico me perguntando: será que não tem restaurante nem no Peru nem no México, como sabemos muito mais avençados que nós em termos de culinária típica? (ATUALIZAÇÃO: escrevi o post antes de ter a lista completa, que colocou, sim, dois mexicanos e um peruano. Bem... nem tudo está perdido, como disse o 'Gero Fasano, no desfecho de sua crônica sensacional sobre o Fat Duck).

Numa boa: quer saber os melhores restaurantes do mundo? Compre um Guia Michelin.
Por fim, que fique claro: o Noma, certamente, é um ótimo restaurante, entre os melhores do mundo (entre os 50, talvez 100, o que é uma boa colocação, né?), eu gostaria imensamente de fazer uma refeição ali. Mas não é o melhor do mundo, e todo mundo sabe disso, menos a revista Restaurant."




Para quem está curioso, está aí a lista dos 50 melhores: (Mais informacoes: http://www.theworlds50best.com/)

1- Noma Denmark – Dinamarca
2- El Celler de Can Roca – Espanha
3- Mugaritz – Espanha
4- Osteria Francescana – Itália
5- The Fat Duck – Reino Unido
6- Alinea – Estados Unidos
7- D.O.M. – Brasil
8- Arzak – Espanha
9- Le Chateaubriand – França
10- Per Se – Estados Unidos
11- Daniel (Estados Unidos)
12- Les Creations de Narisawa (Japão)
13- L’Astrance (França)
14- L’Atelier de Joël Robuchon (França)
15- Hof van Cleve (Bélgica)
16- Pierre Gagnaire (França)
17- Oud Sluis (Holanda)
18- Le Bernardin (Estados Unidos)
19- L’Arpège (França)
20- Nihonryori RyuGin (Japão)
21- Vendôme (Alemanha)
22- Steirereck (Áustria)
23- Schloss Schauenstein (Suíça)
24- Eleven Madison Park (Estados Unidos)
25- Aqua (Alemanha)
26- Quay (Austrália)
27- Iggy’s (Singapore)
28- Combal Zero (Itália)
29- Martín Berasategui (Espanha)
30- Bras (França)
31- Biko (México)
32- Le Calandre (Itália)
33- Cracco (Itália)
34- The Ledbury (Inglaterra)
35- Chez Dominique (Finlândia)
36- Le Quartier Français (África do Sul)
37- Amber (China)
38- Dal Pescatore (Itália)
39- Il Canto (Itália)
40- Momofuku Ssäm Bar (Estados Unidos)
41 – St John (Inglaterra)
42 – Astrid y Gaston (Peru)
43 – Hibiscus (Inglaterra)
44 – Maison Troisgros (França)
45 – Alain Ducasse au Plaza Athenee (França)
46 – De Librije (Holanda)
47 – Restaurant de l’Hotel de Ville (Suíça)
48 – Varvary (Rússia)
49 – Pujol (México)
50- Asador Etxebarri (Espanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário