terça-feira, 3 de maio de 2011

Comida Devagar

Pra quem ta por fora de alguns conceitos, aqui vai mais um. A "Slow Food", se voce ainda nao ouviu falar, nao e' so' mais um ramo da Gastronomia nao; a Slow Food e' um movimento da cozinha moderna - e, ironicamente, esse movimento e' de protesto a modernidade da cozinha atual. Nao e' somente contra as redes de Fast-Food que ele prega, como pode parecer, mas contra a producao de alimentos em massa, a utilizacao de agrotoxicos e pesticidas, o uso de corantes e conservantes, a gastronomia molecular, contra os alimentos trangenicos e tudo mais que vai contra os habitos alimentares tradicionais.

O movimento Slow Food teve o seu início em Paris, na França, quando delegados de 15 países, liderados pelo italiano Carlos Petrini (o "pai fundador" do Slow Food) reuniram-se para assinar o manifesto de fundação em 1989. Hoje, ja com 22 anos, este movimento está ganhando força e conta com filiais em todos os cantos do globo, do Rio de Janeiro a Tóquio e da Cidade do Cabo ate' Estocolmo, totalizando mais de 80.000 membros no total. 

 
Abaixo, algumas prerrogativas da "comida devagar":

• Os alimentos devem ter gosto bom e comer deve ser uma atividade prazerosa. • Os alimentos devem ser produzidos de forma limpa e ecologicamente correta que promova a boa saúde. A "Eco-gastronomia", ou a íntima conexão entre o que está no prato e o bem-estar do nosso planeta, é enfatizado. • Os fabricantes de alimentos devem ser recompensados ​​justamente pelo seu trabalho. • Os consumidores de alimentos são considerados co-produtores, que devem manter-se informados e apoiar os esforços de produção sustentável de alimentos.

O movimento, entao, almeja ser um antidoto a "vida facil" e as "comidas rapidas" que alteraram drasticamente as culturas do mundo inteiro ao longo dos ultimos 100 anos, apoiando o interesse em produtos de cultivo local e orgânico, alem de demonstrar respeito aos trabalhadores rurais e ao planeta terra. A ideia, que mesmo sem saber, inumeros Chefs ja estao seguindo, esta se espalhando mais do que muitos imaginam. Procure a seção de cozinha em sua livraria favorita e você encontrara titulos e mais titulos dedicados à ingredientes frescos e sazonais. Alem disso, ate' as cadeias de fast food e mega-varejistas estão começando no movimento: o Wal-Mart agora carrega uma selecção de produtos orgânicos e o McDonald's oferece café orgânico, por exemplo.

Visite o Site: http://www.slowfoodbrasil.com/ e saiba mais sobre o assunto!



(Sim, o logo do movimento e' uma lesma!!!)

"When you have the best and tastiest ingredients, you can cook very simply and the food will be extraordinary because it tastes like what it is." - Alice Waters no seu livro "The Art of Simple Food".

Nenhum comentário:

Postar um comentário