O movimento Slow Food teve o seu início em Paris, na França, quando delegados de 15 países, liderados pelo italiano Carlos Petrini (o "pai fundador" do Slow Food) reuniram-se para assinar o manifesto de fundação em 1989. Hoje, ja com 22 anos, este movimento está ganhando força e conta com filiais em todos os cantos do globo, do Rio de Janeiro a Tóquio e da Cidade do Cabo ate' Estocolmo, totalizando mais de 80.000 membros no total.
Abaixo, algumas prerrogativas da "comida devagar":
• Os alimentos devem ter gosto bom e comer deve ser uma atividade prazerosa. • Os alimentos devem ser produzidos de forma limpa e ecologicamente correta que promova a boa saúde. A "Eco-gastronomia", ou a íntima conexão entre o que está no prato e o bem-estar do nosso planeta, é enfatizado. • Os fabricantes de alimentos devem ser recompensados justamente pelo seu trabalho. • Os consumidores de alimentos são considerados co-produtores, que devem manter-se informados e apoiar os esforços de produção sustentável de alimentos.
O movimento, entao, almeja ser um antidoto a "vida facil" e as "comidas rapidas" que alteraram drasticamente as culturas do mundo inteiro ao longo dos ultimos 100 anos, apoiando o interesse em produtos de cultivo local e orgânico, alem de demonstrar respeito aos trabalhadores rurais e ao planeta terra. A ideia, que mesmo sem saber, inumeros Chefs ja estao seguindo, esta se espalhando mais do que muitos imaginam. Procure a seção de cozinha em sua livraria favorita e você encontrara titulos e mais titulos dedicados à ingredientes frescos e sazonais. Alem disso, ate' as cadeias de fast food e mega-varejistas estão começando no movimento: o Wal-Mart agora carrega uma selecção de produtos orgânicos e o McDonald's oferece café orgânico, por exemplo.
Visite o Site: http://www.slowfoodbrasil.com/ e saiba mais sobre o assunto!
(Sim, o logo do movimento e' uma lesma!!!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário