quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que o seu prato preferido fala de você?

Quando a gente está conhecendo uma pessoa, sempre vem aquelas perguntas: "Qual a sua cor preferida?", "Qual o seu signo?" ou "Você prefere praia ou montanhas?". Questionamentos típicos daqueles que vêem quinhentas coisas por trás da sua inofensiva resposta, certo? Certo!

Pois é, com comida também não é diferente (e a gente vai brincar um pouquinho com isso!). Pros interessados, não há pergunta melhor pra decifrar a personalidade de alguém. Dependendo da resposta, a gente descobre se aquela pessoa é dedicada, se se preocupa com a saúde, se é refinada, se é desleixada, mimada ou sem frescuras, além de poder ir muito mais longe na sua análise. O que você come diz muito, mas muito sobre você e seus hábitos desde pequeninho, e a pergunta "Qual seu prato preferido?'' engloba muita psicologia por trás dela - e geralmente dá a você algumas características próprias daquele alimento.

Pode parecer bobagem, mas não é! Inclusive, várias pessoas estudam isto no mundo e, aqui no Brasil, a Cristina Cairo, Educadora Fisica e Psicóloga, especialista em Linguagem Corporal trata desse assunto também. De acordo com ela, quem gosta de pimenta, é esquentado e tem personalidade forte, por exemplo. Na PNL (Programacão Neuro-Linguística) este tipo de coisa entra também! No entanto, existem poucos estudos sobre o assunto e a grande maioria das informações, obviamente, não tem comprovação científica nenhuma, mas são divertidas de ler! Não, não tem nada a ver com aquele "Você é o que você come", que avalia os hábitos alimentares das pessoas e sua condição de saúde. Aqui, os alimentos apresentam significados intrínsicos e se você gosta ou se identifica a eles é porque, de alguma forma, vocês são parecidos. É claro que, como tudo na vida, não dá pra generalizar  e não é só chupar um limão que você será uma pessoa azeda- mas que no geral, funciona - funciona!

Pra ilustrar um pouquinho então, o que estes "pratos preferidos" passam de informação sobre personalidade para mim e de acordo com muita coisa que eu já li por aí:

Seu prato preferido é Feijoada.
Você é intenso, sem muita frescura, direto, simples, fácil de lidar, pode ser brigão, é alegre, gosta de ajudar quem precisa, é habilidoso e aprecia a família e os amigos.

Seu prato preferido é Peixe ou Frutos do Mar.
Você é ligado de alguma forma com os estudos, é antenado, independente, calmo, fácil de lidar, se relaciona bem com as pessoas, se preocupa com a saúde e é bem educado.

Seu prato preferido é Bacalhau (difere um pouco dos outros peixes)
Você não é tão calmo assim e pode ser bem bravo às vezes, é trabalhador, mas não muito ligado aos estudos e é independente e conversador.

Seu prato preferido é Churrasco.
Você é alegre, aprecia muito a família e os amigos, tem personalidade forte - as vezes difícil de lidar, acumula sentimentos ruins com maior frequência que os outros, sem muitas frescuras, tá sempre pronto pra ajudar e gosta de estar sempre rodeado de pessoas.

Seu prato preferido é Pizza.
Você é bagunceiro, não se liga muito para os serviços da casa, é desligado com muitas coisas, é prático e objetivo, não se apega a bens materiais, preza muito a família e os amigos e é dependente deles pra algumas coisas, focado na sua carreira e trabalho.

Seu prato preferido é A La Minuta (arroz, bife, batata frita e ovo frito).
Você tem personalidades extremas - ou é muito tímido ou é muito extrovertido, mimado, não sabe cozinhar - nem se liga nisso, tem maior parte do seu tempo ocupada e tem alguma habilidade específica que a maioria não tem.

Seu prato preferido é Salada.
Você é organizado, tem personalidade forte, gosta das coisas do seu jeito, se preocupa bastante com o bem-estar dos outros e não é muito econômico.

Seu prato preferido é Arroz com Galinha ou Arroz com Linguica.
Você não tem frescuras, não mede esforcos para ajudar os outros, gosta de receber bem as pessoas na sua casa, é calmo e educado.

Seu prato preferido é Strogonoff.
Você é atilado, independente, não é muito ligado aos estudos mas bastante ligado ao trabalho, mimado de certa forma, mas que sabe se virar e fazer por si, simpático e extrovertido.

Seu prato preferido é Mocotó.
Você é divertido, engracado e sem frescuras. Conhece bastante sobre bastante coisa, experiente, bem relacionado e fácil de lidar, mas esquenta com facilidade.

Seu prato preferido é Lasanha.
Você é parecido com a pessoa que gosta de Strogonoff, mas talvez mais ligado aos estudos que ela, gosta de atividades ao ar livre e esportes.

Seu prato preferido é um Doce (qualquer, em geral - se souber qual, pode se aprofundar mais ainda!).
Você é sensível, se magoa com facilidade, tem personalidade extrema - ou tímido ou muito extrovertido, muito ligado nas pessoas e dependente de algumas delas, não gosta de estar sozinho e é intenso.


E aí, funcionou pra você?


3 comentários:

  1. eu amo doce e encaixou direitinho!!!=)

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Andreia eu postei sobre voce e este interesante assunto lá no meu blog http://lardocescomidinhas.blogspot.com/ eu amei.bjus

    ResponderExcluir
  3. Faltou a macarronada, meu prato favorito?

    ResponderExcluir